Rede de Bibliotecas:

Beabah! - RS

A Beabah! Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul é o novo nome do coletivo Redes de Leitura – Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre, criado em 2008 com a intenção de promover a leitura como um direito social, através do fortalecimento coletivo de bibliotecas comunitárias, situadas em associações comunitárias e instituições sociais nas comunidades de periferia de Porto Alegre.
De 2010 a 2015, integrou a rede de polos de leitura do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A. Em conjunto, diversas organizações articularam redes de apoio e incentivo, oferecendo melhores condições de atendimento nas bibliotecas comunitárias, estimulando o prazer da leitura, compartilhando saberes e implementando novas práticas de leitura.
Durante este período, a rede de bibliotecas foi uma das organizações que ajudou a construir um novo conceito de biblioteca comunitária com atendimento aos parceiros locais, malas de leitura, presença de escritores, diálogo com diferentes linguagens artísticas e formação de mediadores: bibliotecas vivas, coloridas e com acervo de qualidade.
Entre 2010 e 2012 foi uma das organizações que esteve à frente da luta pela implementação do Plano Municipal do Livro e Leitura de Porto Alegre, organizando debates e participando ativamente da sua construção.