Biblioteca Comunitária

Marginal Ilha do Saber

Integrante de

DA PONTE PRA CÁ 

A Biblioteca Marginal nasce do desejo de criar e manter vivo um espaço cultural comunitário na Ilha da Pintada. Mais do que um local de passagem, a biblioteca é um recanto para aqueles que desejam acolhimento e um espaço seguro. Parte de um trabalho cultural que já era desenvolvido há mais de 5 anos, a biblioteca é um projeto de moradores para moradores, que incentivam o que há de melhor em si e principalmente nas crianças e jovens da comunidade.

A construção da biblioteca teve início há muito, muito, tempo… lá nos devaneios de um coletivo jovem e de rua, o Colaí Movimento de Cultura. Entretanto, a mobilização que deu forma ao espaço físico e acervo iniciou-se oficialmente em 2018. Desde então, construímos muito mais do que imaginávamos: sediamos diversos eventos e oficinas, capacitamos os jovens da comunidade e os levamos para a universidade; e o melhor, tudo isso numa trajetória repleta de sorrisos. A Biblioteca Marginal está hoje na sua terceira casa, o que é resultado da dificuldade de manter-se com poucos recursos e uma equipe majoritariamente voluntária. Enquanto houver esperança, seremos inabaláveis.

Que o mundo é diferente da ponte pra cá

A gente já sabe…

E não seria um problema

Se os diferentes fossem menos desiguais

Movimento de Cultura

É movimento de estrutura

Identificar a doença da realidade dura

E praticar a cura

Conhecemos nossas vulnerabilidades

Conhecemos nossas potências

Se a nossa comunidade é o alvo do trabalho

A transformação social é uma consequência

Releitura

Também é autoestima

Que possamos mostrar às crianças além da pobreza

O que temos de riqueza

A nossa comunidade

O nosso rio

As nossas árvores

A nossa história

As nossas tradições

A nossa beleza

Mostrar aos jovens outros caminhos

Que não precisam ser trilhados sozinhos

Em Ilhas

Construímos pontes!

    Dados Gerais

  • Cidade e Estado: Porto Alegre - RS
  • Endereço: Rua Capitão Coelho, 300 (Centro Cultural Colaí) - Ilha da Pintada, Arquipélago
  • Email: projetocolai@gmail.com
  • Links: https://www.facebook.com/bibliotecamarginal/ ?> https://www.instagram.com/biblioteca_marginal/ ?>
  • Ano de Fundação: 2020
  • Nome e perfil dos fundadores: Bruna Ferreira, estudante e mediadora de leitura; Francine Conde, bibliotecária, administradora e mediadora de leitura; e Ismael Franco, produtor cultural e mediador de leitura.
  • Instituição/Organização vinculada: Colaí Movimento de Cultura
  • Número de livros de literatura: 1500

    Contexto da Biblioteca

  • Território no qual a biblioteca está localizada:A Biblioteca Marginal está localizada na Ilha da Pintada, que integra o conjunto de Ilhas do Delta do Jacuí - o bairro Arquipélago. Apesar de ser parte da capital do estado, a região das Ilhas é desconhecida por grande parte da população. A maior parte dos moradores locais vivem da pesca e do trabalho no Mercado Público de Porto Alegre. Infelizmente, o bairro apresenta um IDH abaixo da média nacional e é um dos mais baixos da cidade.
  • Fundação da biblioteca: A ideia de fundar uma biblioteca comunitária surge no coletivo Colaí Movimento de Cultura em parceria com o Museu das Ilhas, articulado com a FABICO (Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e a Rede Beabah!. A partir disso, inicia-se uma campanha de arrecadação para acervo e ações como pedágios e rifas para organização de um espaço físico.
  • Identidade da biblioteca: A equipe da biblioteca é inteiramente composta por jovens moradores do bairro Arquipélago, que planejam suas ações tendo como público-alvo crianças e jovens - pensando, além do acesso à leitura, a promoção de trocas que estimulem a consciência crítica e desenvolvimento de novas lideranças comunitárias jovens locais. O trabalho da biblioteca é atravessado pelas particularidades de uma comunidade simples, marcada por uma beleza e conservação da natureza ímpar que se conhece, que se enxerga e vive contentamentos e conflitos semelhantes.
  • Enraizamento comunitário: Dentro da região, possuímos uma boa relação com outras lideranças e iniciativas comunitárias e integramos como bloco o tradicional Carnaval Comunitário do Bairro Arquipélago. Possuímos parcerias com a EMEI, escolas, igreja e outras instituições - além de um ótimo contato com o comércio e empreendedores locais.
  • Impactos sociais: Podemos destacar o impacto da biblioteca na promoção de cultura, um trabalho já realizado pelo coletivo Colaí Movimento de Cultura desde 2012. Proporcionamos um ambiente seguro que respeita e potencializa jovens e crianças da comunidade, para que as próximas gerações possam contribuir para este e outros trabalhos sociais que garantam uma sociedade mais justa e igualitária. Através de iniciativas como oficinas e um curso pré-vestibular gratuito, contribuímos para a capacitação e transformação social a longo prazo.