Publicações

Reunimos aqui material produzido sobre a riqueza de experiências e saberes das bibliotecas comunitárias para uso de todos.  As publicações abrangem registros feitos pelos próprios mediadores de leitura, a partir de sua vivência nas bibliotecas e em suas redes, trabalhos acadêmicos, pesquisas e outros documentos que buscam dar visibilidade e protagonismo ao trabalho realizado pelas bibliotecas comunitárias.

Plano de estratégias e medidas para a reabertura das bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias

A pandemia assolou o mundo em março de 2020, e desde o início, as Bibliotecárias da RNBC estudaram estratégias para garantir a retomada das atividades com segurança para mediadoras, mediadores e os leitores de nossas comunidades.
Com ilustrações de Santiago Régis, o Protocolo de Reabertura de Bibliotecas da RNBC chegou este ano nas mãos dos nossos mediadores, possibilitando acesso a informação de qualidade sobre as formas de se cuidar e cuidar do outro neste período em que estamos reavaliando a retomada de atividades.

Fazer Download
Expedição Leituras: Tesouros das bibliotecas comunitárias no Brasil

Os aprendizados relatados nesta publicação são fruto de um trabalho colaborativo de investigação dos próprios autores dessa história. Mediadores de leitura, bibliotecários, coordenadores e gestores das bibliotecas criaram juntos um olhar crítico e novos modos de compreender e analisar suas experiências. Este livro tem a intenção de compartilhar esses aprendizados para que cada vez mais um maior número de pessoas conheça e valorize as bibliotecas comunitárias do Brasil, como estratégia de formação de leitores sensíveis, criadores, críticos e conscientes de seu papel na transformação social e cidadã em nosso país.

Fazer Download
Coleção Entre-Redes: Comunicação

A Coleção Entre-Redes – Percursos Formativos: Saberes das Bibliotecas Comunitárias apresenta a experiência das bibliotecas registrada pelos seus próprios sujeitos, a partir da vivência e troca entre as redes nos nove eixos de trabalho do Programa Prazer em Ler. Neste volume, a Comunicação como instrumento de visibilidade e aproximação com os diversos públicos da biblioteca.

Fazer Download
Coleção Entre-Redes: Articulação

A Coleção Entre-Redes – Percursos Formativos: Saberes das Bibliotecas Comunitárias apresenta a experiência das bibliotecas registrada pelos seus próprios sujeitos a partir da vivência nos nove eixos de trabalho do Programa Prazer em Ler. Neste volume, a importância da articulação com parceiros e colaboradores para ampliar a rede de apoio e garantir sustentabilidade.   

Fazer Download