Biblioteca Comunitária

Ágatha Félix

Integrante de

RESISTÊNCIA 

O Condomínio Princesa Isabel é um conjunto habitacional inaugurado no início dos anos 2000 que abriga 234 famílias de baixa renda oriundas da antiga Vila Cabo Rocha. A construção do condomínio é uma iniciativa do DEMHAB (Departamento Municipal de Habitação da cidade de Porto Alegre), resultado da organização e resistência dos moradores – que lutaram desde os anos 90 para regularizar suas moradias – em combate à conhecida política de higienização social que removeu outras comunidades pobres e negras antes situadas em bairros centrais e realocou-as nas periferias.

A Biblioteca Comunitária Ágatha Felix começa a tomar forma no ano de 2019, a partir da iniciativa de Vitória, pedagoga, moradora e líder comunitária do condomínio. É a partir de campanhas de arrecadação e apoio da comunidade com a mão de obra que a reforma do espaço – situado no térreo do conjunto habitacional – acontece.

O público alvo da biblioteca é composto por crianças moradoras locais, carentes de referências positivas sobre sua comunidade, num trabalho de resgate da história e autoestima coletiva. Promover o acesso a novos horizontes através da leitura é dar novas possibilidades de existência aos mais jovens, contando o outro lado da história retratada pela mídia, além de estimular outras iniciativas de transformação social ao formar novos líderes comunitários.

Resistência

Se um dia alguém disser que não existe margem no centro…

Lembra que existem os muros

E conta essa história

De um povo bravo que não abriu mão

E hoje vive as consequências de sua decisão

Lutaram uma guerraPlantaram seus umbigos na terra

Resistiram à marginalização

Existência?

No terminal de ônibus

Seguram a bolsa

Condenam com os olhos

Aqueles indesejados vizinhos…

No terminal de ônibus

Não terminaram os sonhos

Violência

Um Carandiru

Aprisionados numa pré-condenação

Abandonados por um Estado-nação

Munidos de livro na mão

Referência

Dos maus olhares, independência

Novas histórias em evidência

Criança letrada é consequência

Projeto

Consciência

Não se pode mudar tudo

Mas é desde cedo que se constroem as boas influências

“Nós fala’ de ambição, ‘cês não entende’”

 

    Contexto da Biblioteca

  • Território no qual a biblioteca está localizada:A Biblioteca Comunitária Ágatha Feliz está situada em um conjunto habitacional popular, na região central de Porto Alegre. O Condomínio Princesa Isabel - conhecido com “Carandiru” - foi construído no início dos anos 2000 pelo DEMHAB e abriga famílias que foram removidas de invasões próximas. A localização do imóvel, em uma das principais avenidas da capital com grande circulação, propicia o tráfico de drogas. Como pode ser observado pelo apelido, os moradores do condomínio são atravessados por um grande estigma, que associa 234 famílias à criminalização promovida pela mídia.
  • Fundação da biblioteca: A ideia de criar um espaço de promoção de leitura partiu da moradora do condomínio e pedagoga Vitória, que hoje atua também como mediadora de leitura. Apesar de possuir fácil acesso, a comunidade não costuma apropriar-se de outros espaços culturais existentes no centro e nas proximidades. A construção da Biblioteca Comunitária Ágatha Felix iniciou-se em 2019, a partir de uma campanha de arrecadação de fundos com o intuito de adquirir materiais para a reforma de uma sala abandonada no térreo do imóvel. As obras foram realizadas em mutirões com a ajuda das famílias moradoras.
  • Identidade da biblioteca: A Biblioteca Comunitária Ágatha Felix propõe-se a ser um ambiente de exploração e conhecimento fora da escola, gerindo potências e construindo - através da boa representatividade bem como reflexões sociais e raciais - a autoestima em crianças que experienciam todos os dias a dura realidade da população negra e pobre que restou no centro da capital após as políticas de higienização social.
  • Enraizamento comunitário: A Biblioteca Comunitária é um espaço de referência dentro da comunidade para as mais diversas demandas, e manteve esta configuração durante a pandemia. As ações são tomadas em prol dos interesses coletivos, agindo a partir da consulta e aval das demais lideranças comunitárias do território e estabelecendo sempre uma relação de parceria e diálogo com os moradores, servindo de referência para os mais jovens que desejam desenvolver um engajamento comunitário saudável.
  • Impactos sociais: Além de promover a democratização do livro e leitura, a Biblioteca Ágatha Felix trabalha para estimular a produção de subjetividades desviantes dos preconceitos instituídos contra os habitantes do conjunto habitacional. Através da apresentação de outros recortes de mundos disponíveis às crianças, é possível proporcionar um trabalho de resgate da identidade positiva e autoestima da comunidade, resultando na quebra de estigma de dentro para fora. Ainda, age para ampliar e multiplicar iniciativas para o bem-estar dos moradores a partir da formação de novas lideranças comunitárias.