Leitura aqui, leitura lá, leitura em qualquer lugar!! E é assim que as mediadoras de leitura e os leitores caminham pelos bairros em que estão localizadas as Bibliotecas Comunitárias, carregando poesias, cartazes, fantasiados e cantando marchinhas reescritas, falando a respeito da importância da Biblioteca e da Literatura.
No primeiro semestre de 2022, a Rede Baixada Literária pensou em estratégias para aproximar a comunidade das bibliotecas e também trazer novos leitores para esses espaços com a realização do Cortejo Literário, esta atividade está atrelada aos eixos do Programa Prazer em Ler: comunicação e enraizamento comunitário. A atividade conta com a participação de todos os leitores e frequentadores do espaço, sendo assim, eles participam de todo o planejamento da atividade, organizam como acontecerá, produzem os materiais necessários e dividem as tarefas. Tudo feito coletivamente. Dia a dia, as mediadoras e os leitores separam um tempo para que os materiais sejam confeccionados.
Durante esse período aconteceram 7 Cortejos Literários nos bairros onde estão localizadas as Bibliotecas Comunitárias: Maria Lina, Paulo Sacramento, Três Marias, Thalita Rebouças, Professora Judith Lacaz, União do Saber e Maria Rocha.
Chegado o grande dia, os leitores saem das Bibliotecas e vão às ruas, cantando as paródias-marchinhas, com os seus cartazes nas mãos e entregando as cartas aos moradores e ao comércio local. Em todo o trajeto declamam poesias e falam sobre a biblioteca comunitária, atividades que acontecem dentro do espaço e o que a literatura proporciona para eles.