Notícias

Treinador Abel Ferreira É O Primeiro Embaixador Da RNBC

Em reportagem no Esporte Espetacular, na TV Globo, o treinador do Palmeiras Abel Ferreira anunciou que é o novo embaixador da RNBC – Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias. O treinador multicampeão com o Palmeiras se identifica com projetos de educação e incentivo à leitura e acredita que por meio da leitura pode transformar as pessoas assim como a leitura o transformou. Desta forma, Abel Ferreira passa a ser o primeiro embaixador da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias e a partir de agora soma com a RNBC pela promoção de incentivo à leitura nas periferias do Brasil. 

A reportagem com Abel Ferreira foi ao ar neste domingo (17) e documentou a visita do treinador campeão brasileiro acompanhado de sua esposa em uma das bibliotecas comunitárias que compõem a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias, a Biblioteca do Eucaliptos, localizada em Santo André, região Metropolitana de São Paulo. Na ocasião, o treinador do Palmeiras Abel Ferreira conversou com o público leitor que frequenta a biblioteca comunitária compartilhando sua história com os livros, participou de uma mediação de leitura com as crianças mediada pelo mediador de leitura e artista da comunidade Gabriel Macedo, e falou sobre a importância das ações de incentivo à leitura.

“Eu me identifico muito com esses projetos de educação e incentivo à leitura. Eu acho realmente que a leitura pode transformar uma pessoa. Por que foi o que fez comigo. Eu tinha vergonha de falar em público, eu tinha vergonha de ler a frente dos meus colegas quando andava na escola, e toda minha vida foi uma transformação até chegar ao que eu sou hoje”

Abel Ferreira

Na reportagem Abel também comenta sobre o seu “eu leitor” e compartilha o seu livro mais marcante, o “Pequeno Principezinho”, pois fala sobre a importância de cativar o outro e considera como algo que acredita como a capacidade de ajudar o próximo. E agora o treinador fortalece como Embaixador as ações de incentivo à leitura promovidas pelas bibliotecas comunitárias da RNBC e que tem como proposta o ato de cativar as pessoas nos territórios periféricos a partir das mediações de leitura e a formação de leitores críticos do mundo.  Pois como disse Marilena Nakano, integrante da RNBC, o direito humano à literatura é essencial para o desenvolvimento humano. “O desafio era introduzir a ideia de que todo mundo tinha direito à literatura tanto quanto uma moradia decente. E assim alimentar o corpo e a alma.”.

Fotografias de @marcelonakanod (instagram)

0 0 votes
Article Rating
Avise-me de novos comentários
Avisar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments