Notícias

FÉRIAS NAS BIBLIOTECAS

Julho é mês de férias nas escolas, e as bibliotecas comunitárias da RNBC prepararam programações especiais para atender o público de crianças, adolescentes e jovens que estavam em férias escolares nesta época do ano.  As ações que aconteceram nos espaços foram de incentivo à leitura e à cultura, por meio de mediação de leitura e mediações culturais diversas. Essas ações também se caracterizam como enraizamento comunitário, pois é pensada especialmente para os públicos que moram nos entornos das bibliotecas.

Na Rede Sou de Minas, Uai!, a Borrachalioteca, do município de Sabará-MG, realizou uma série de atividades culturais durante as duas últimas semanas de julho. A programação contou com oficina de cordel e xilogravura, narração de histórias (orais e escritas), oficina de confecção de pulseiras e laços, oficina de dobradura e origami e uma tarde de jogos (xadrez, torre de equilíbrio, dominó, futebol de mesa). Para a realização das ações, a equipe da biblioteca entrou em ação: Túlio (coordenador e mediador) realizou mediações de leitura e auxiliou na oficina de cordel e xilogravura e na tarde de jogos; Camila (bibliotecária) realizou mediações de leitura e facilitou a oficina de origami e dobraduras; Soraia (mediadora) facilitou as oficinas de pulseiras e de laços. A programação contou ainda com a presença de dois convidados: Olegário Alfredo (Mestre Gaio), escritor e poeta de literatura de cordel, que facilitou a oficina de cordel e xilogravura, e Lourdinha Reis, que é coordenadora e narradora de histórias e atua na Sala Son Salvador, outra biblioteca da rede, que organizou e facilitou a tarde de narrações de histórias.  “As ações proporcionaram momentos interessantes de trocas com nosso público leitor que ,às vezes, tem dificuldade de participar das ações quando estão na sua rotina de aulas e compromissos escolares. Além disso, pudemos dialogar também com pais e tios, que os acompanharam até a biblioteca e gostaram muito de ter uma atividade em que pudessem participar juntos neste período.”, disse Camila Schoffen, bibliotecária da Borrachalioteca.

Em Pernambuco, as bibliotecas comunitárias da rede local, Releitura, também realizaram atividades de mediações culturais para atender o público que estava em férias escolares. A programação da Biblioteca Edu Guri, localizada na comunidade da Mangueira, no Recife, contou com mediações de leitura, oficinas de desenho, Cine Pipoca e debates informativos com o “Papo de Adolescentes”, que vem sendo realizado em parceria com a equipe do posto de saúde do bairro. 

Também no Recife, no Alto José Bonifácio, a Biblioteca Comunitária Amigos da Leitura realizou uma série de atividades como oficinas de reciclagem, oficina de artesanato, oficina de percussão e visitas a espaços culturais da cidade como o Paço do Frevo, Marco Zero e o Teatro Barreto Júnior para assistir à peça “Histórias Para Voar”, do Centro de Criação Galpão das Artes. Destaque também para a parceria com o Grupo Capoeira Herança de Angola, da Cidade Tabajara (Olinda), que realizou rodas formativas com o Mestre Caíque com o intuito de mostrar a capoeiragem a partir da ancestralidade, da mandinga, luta, coletividade e muitos outros elementos que aparecem como alimento dessa manifestação política, cultural e libertária. A programação contou também com uma sessão de cinema por meio da exibição do documentário Herança, produzido em 2015 e que conta a história do Grupo Capoeira Herança de Angola. 

0 0 votes
Article Rating
Avise-me de novos comentários
Avisar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments