Encontros

RNBC no 10º Encontro do Programa Prazer em Ler (Instituto C&A)

De 19 a 23 de setembro de 2016 aconteceu em Brasília o 10º Encontro Nacional do Programa Prazer em Ler (Instituto C&A) e 1º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Bibliotecas Comunitárias. As principais atividades coletivos desse grande encontro foram transmitidas ao vivo pelo canal no youtube da RNBC. O evento teve como objetivos:

Atualizar informações sobre o contexto político nacional que impacta as bibliotecas comunitárias e públicas nos campos da Educação, da Cultura e do Livro, da Leitura e da Literatura.
Aprofundar conceitos e práticas de incidência nas políticas públicas considerando os contextos locais de atuação na construção e aprovação dos planos municipais e estaduais de livro, leitura, literatura e biblioteca.
Promover o intercâmbio, a troca de experiência e a articulação entre as bibliotecas comunitárias, tendo como foco as práticas, estratégias e resultados das Redes Locais, agregando insumos e contribuições para a organização da Rede Nacional.

 

 

Abertura com Boas Vindas (Patrícia Lacerda) e Dinâmica de Acolhimento (Camila Leite, Erica Verçosa e equipe). O primeiro dia começou com chuva de poesia e música.

Painel de Apresentação das Redes Locais. Nas fotos a Rede de Leitura “Sou de Minas, Uai”

Aconteceram várias atividades comandadas pelas redes locais. na foto Mediação de Leitura da Releitura (PE) em conjunto com Jangada Literária (CE).
Clube de Leitura com o autor Luiz Ruffato (mediação Janine Durand).

Plenária sobre Incidência Política, com Cida Fernandez do Centro de Cultura Luiz Freire (Olinda) e Maria Redher que é coordenadora da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Visitamos o Congresso Nacional e fomos recebidos pelo deputado Jean Wyllys (PSOL RJ), que reiterou seu apoio à aprovação do PLS 212, a lei do Plano Nacional de Leitura e Escrita (PNLE).
O Congresso está em ‘recesso branco’, com a maioria dos parlamentares em suas bases para as eleições municipais, mas marcamos presença com nossa campanha pela aprovação do PLS 212, que está em consulta pública no site do Senado Federal e já tem mais de 800 votos a favor.
Conhecemos o projeto que o Comitê para a Democratização da Informática (CDI) está desenvolvendo com bibliotecas públicas de todo o país. O projeto tem o patrocínio da The Bill & Melinda Gates Foundation e apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP).
Os integrantes da RNBC se dividiram neste terceiro dia de encontro para discutir: – Como as redes locais podem potencializar a Rede Nacional e como a Rede Nacional pode potencializar as locais?
Rafael Mussolini da Rede de Leitura “Sou de Minas, Uai” mediando bate papo com a senadora Fátima Bezerra
Roda de conversa para pensar e discutir alianças e parcerias possíveis entre as bibliotecas públicas e comunitárias. As Redes foram separadas em grupos para refletir sobre essas questões.

Chegamos ao final do Encontro Nacional do Programa Prazer em Ler com a certeza de termos avançado na ampliação e consolidação da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias – RNBC. As contribuições dos representantes das bibliotecas comunitárias presentes, dos palestrantes e convidados e dos que acompanharam as transmissões ao vivo nos fortalecem para os desafios e tarefas que assumimos coletivamente. Temos agora uma linda logomarca e ainda mais motivação para o trabalho de organização da Rede Nacional.