Encontros

12º Encontro Nacional

A RNBC esteve reunida de forma online no 12º Encontro Nacional de Bibliotecas comunitárias, que contou com muitas trocas e compartilhamentos entre as equipes das 11 redes que estão localizadas nos  estados do Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O encontro foi dividido em 3 macro temas com a perspectiva de olharmos para o amanhã e construirmos nossas estratégias de ações a partir deles: “Estratégias de Promoção à Leitura Literária”, “Alinhamentos Sobre Captação de Recursos” e “Organização Interna, Avaliação e Revalidação do Regimento Interno”.

O evento contou ainda no primeiro dia com o Sarau Poético que foi transmitido ao vivo no youtube e trouxe toda a diversidade de sotaques que compõe a RNBC. Na abertura do encontro, já interna, teve apresentações das 11 redes com intervenções em diversos formatos com audiovisuais, poesia e mediação de leitura, uma prática consolidada nos nossos encontros presenciais que a gente tentou reviver um pouquinho também no nosso encontro online.

O Encontro Nacional foi marcado por muito acolhimento, autocuidado, escuta, carinho e comprometimento, tentando entender os contextos de todas as redes locais e da rede nacional, para pensarmos nas nossas aspirações e construir o  nosso amanhã enquanto coletivo, pois como diz a canção Principia de Emicida:

“Tudo, tudo, tudo, tudo que nós tem é nós

Tudo, tudo, absolutamente tudo que nós tem é

Tudo que nós tem é isso, uns ao outro

Tudo o que nós tem é uns ao outro, tudo”