Encontros

11º Encontro o Programa Prazer em Ler + 4º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias

 

Lá vem o Homem da Meia Noite! Anunciar o Encontro Nacional em Recife Pernambuco! Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias em ação!
“Deu meia noite
São doze em ponto
Deu meia noite na noite
São doze em ponto
E a lua cheia clareia os Quatro Cantos
E a lua cheia clareia os Quatro Cantos
Pra ver quem vem passar
Descendo a ladeira
Pra ver quem vem passar
Fervendo a chaleira
É o Homem da Meia Noite que vem
Vestindo fraque colete
Gigantes pernas de pau
Dançando na multidão
Com riso de manequim
Com riso de manequim
Mamãe querendo enganar”
Alceu Valença
Entre os dias 26 e 29 de setembro, Recife recebe o 4° Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) e o 11° Encontro do Programa Prazer em Ler (PPL). O evento tem o intuito de reunir bibliotecas comunitárias da Rede Nacional e as que também são apoiadas pelo PPL, do Instituto C&A. Em sua programação tem rodas de conversas com escritores, oficinas e atividades para proporcionar aos integrantes reflexões e conhecimento dentre eles, sobre literatura, incidência política e escrita de projetos.
O encontro também visa potencializar as atividades da Rede Nacional, como impulsionar suas ações para a democratização da leitura no país. Criada em 2015, a Rede Nacional tem atualmente mais de 110 bibliotecas espalhadas nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste com ações de incentivo à leitura, formação de leitores e de políticas públicas do livro e leitura.A Rede Nacional tem o apoio financeiro e técnico do Instituto C&A.
No último dia do encontro, na sexta (29/9), o evento tem uma ação aberta ao público com um Ato Público em Homenagem à Antônio Candido, escritor, crítico literário e sociólogo, que se dedicou a luta pelo direito à literatura. Entre suas obras mais influentes está a Formação da Literatura Brasileira, lançada em 1959.
O ato vai começar com uma concentração, às 15h30, em frente ao Recife Praia Hotel- na Avenida Boa Viagem, 9, no bairro do Pina. O público sairá em um cortejo literário em direção à Escola Estadual João Alfredo, na comunidade Brasília Teimosa. A ação envolve ainda intervenções culturais com mediação de leitura, sarau e uma aula pública sobre o Direito Humano à Leitura, com o Professor Aldo de Lima, da Universidade Federal de Pernambuco.
“Esta homenagem à Antônio Candido é um resgate a importância da literatura brasileira em nossa formação leitora, além de fortalecer a luta pelo direito humano à leitura e à literatura. Em tempos de desmontes na área da cultura e do acesso ao conhecimento, esta ação se faz importante por valorizar e difundir a extensa contribuição do mestre Candido à produção literária, ao conhecimento humano e a democratização do acesso à literatura” afirmou Mara Esteves, integrante do Conselho Gestor da Rede Nacional.
Ato Público da RNBC
29 de setembro
Horário: 15h30
Local: Concentração na frente do Recife Praia Hotel | Av. Boa Viagem, 9 – Pina, Recife
Responsável: Mônica Macabú
Contato: comunicacao.leitura@gmail.com