RESISTÊNCIA
O Condomínio Princesa Isabel é um conjunto habitacional inaugurado no início dos anos 2000 que abriga 234 famílias de baixa renda oriundas da antiga Vila Cabo Rocha. A construção do condomínio é uma iniciativa do DEMHAB (Departamento Municipal de Habitação da cidade de Porto Alegre), resultado da organização e resistência dos moradores – que lutaram desde os anos 90 para regularizar suas moradias – em combate à conhecida política de higienização social que removeu outras comunidades pobres e negras antes situadas em bairros centrais e realocou-as nas periferias.
A Biblioteca Comunitária Ágatha Felix começa a tomar forma no ano de 2019, a partir da iniciativa de Vitória, pedagoga, moradora e líder comunitária do condomínio. É a partir de campanhas de arrecadação e apoio da comunidade com a mão de obra que a reforma do espaço – situado no térreo do conjunto habitacional – acontece.
O público alvo da biblioteca é composto por crianças moradoras locais, carentes de referências positivas sobre sua comunidade, num trabalho de resgate da história e autoestima coletiva. Promover o acesso a novos horizontes através da leitura é dar novas possibilidades de existência aos mais jovens, contando o outro lado da história retratada pela mídia, além de estimular outras iniciativas de transformação social ao formar novos líderes comunitários.
Resistência
Se um dia alguém disser que não existe margem no centro…
Lembra que existem os muros
E conta essa história
De um povo bravo que não abriu mão
E hoje vive as consequências de sua decisão
Lutaram uma guerraPlantaram seus umbigos na terra
Resistiram à marginalização
Existência?
No terminal de ônibus
Seguram a bolsa
Condenam com os olhos
Aqueles indesejados vizinhos…
No terminal de ônibus
Não terminaram os sonhos
Violência
Um Carandiru
Aprisionados numa pré-condenação
Abandonados por um Estado-nação
Munidos de livro na mão
Referência
Dos maus olhares, independência
Novas histórias em evidência
Criança letrada é consequência
Projeto
Consciência
Não se pode mudar tudo
Mas é desde cedo que se constroem as boas influências
“Nós fala’ de ambição, ‘cês não entende’”