Notícias

Bibliotecas comunitárias: resistência cultural, poética e política por Bel Santos Mayer

“Bibliotecas comunitárias: resistência cultural, poética e política.” Confira texto da Bel Santos Mayer, integrante da Rede de Leitura LiteraSampa e da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias para o Blog Das Letrinhas da editora Companhia das Letras.
Quando pensamos em bibliotecas, facilmente nos vem a imagem de uma biblioteca pública; de uma coleção de livros e documentos, criteriosamente organizada e disponibilizada gratuitamente ao público (em sua maioria estudantes), para consulta ou empréstimo. Ainda que no Brasil as Bibliotecas Públicas sejam um equipamento das Secretarias de Cultura, em nosso imaginário estão associadas à escolarização. É um desafio conceber as bibliotecas enquanto centro de referência para a população em geral acessar informações e leituras.
Para o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), considerado o vínculo institucional, as bibliotecas podem ser públicas, escolares, universitárias ou comunitárias. Minha vivência em bibliotecas comunitárias desde os anos 90 leva-me a afirmar que associar o adjetivo “comunitária” ao vínculo institucional diz pouco sobre o que esses espaços são.
Confira o texto na íntegra AQUI
0 0 votes
Article Rating
Avise-me de novos comentários
Avisar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments