Notícias

RNBC celebra o Dia Nacional da Poesia

No Brasil, dedicamos um dia para celebrar a poesia nacional. A presidenta Dilma, em 3 de junho de 2015, sancionou a Lei 13.131/2015, que criou oficialmente o Dia Nacional da Poesia. Esse Projeto de Lei, sugerido pelo senador Álvaro Dias, teve proposta aceita para que o Dia Nacional da Poesia fosse comemorado no dia 31 de Outubro, nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade.

Na Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias também temos nossos poetas e poetisas e hoje compartilhamos com vocês e homenageamos o poeta Cido Cruz (integrante da Rede de Leitura Literasampa) com sua poesia “Freedom”. Cido atua no Instituto Criança Cidadã que tem uma unidade em Guarulhos, o Circo Escola Cidade Seródio e lá funciona a Biblioteca Picadeiro da Leitura.

Freedom
Lá vai a misteriosa dama,
mas para conquistá-la
é preciso viajar por suas entranhas
para muitos irresponsável e insana
para os sonhadores bela e profana
muitos querem pernoitar em sua cama
e saciar-se em seu mel
depois exibi-la como troféu
muitos se perderam
em busca de seu caminho
que enreda a todos em sua invisível teia
tem todas as cores
tem todas as raças
seu corpo emana calor
tem todos os sexos
ela se chama amor
tem todos os credos
sem entoar louvor
o seu nome é verdade
para os medrosos leviandade
eu prefiro chamá-la
do nome que tantos temem
de senhora liberdade

Meu nome é José Aparecido Cruz (Cido Cruz), nasci em São Paulo, em 1954, sou autodidata, sempre estudei sozinho. Só quando fui para a faculdade, sentei de fato no banco escolar, mas minha paixão pela literatura começou em 1968, quando ganhei de presente de um amigo o livro “Cem anos de solidão” de Gabriel García Márquez. Foi a descoberta de um mundo mágico e cheio de possibilidade que se descortinou a minha frente. E anos mais tarde, me levou a optar por fazer a faculdade de letras, mas a prosa e a poesia sempre estiveram presentes em minha vida: Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, João Guimarães Rosa, Jorge Amado e Victor Hugo sempre foram o combustível para as minhas viagens literárias.
Fui voluntário no Cursinho Comunitário Educafro e Escola da Família com aulas de literatura. Em 2007, comecei a trabalhar como mediador de leitura no Instituto Criança Cidadã, dentro do Programa Prazer em Ler, do Instituto C&A.
A poesia sempre esteve presente em minha vida, mas comecei a rabiscar alguma coisa quando entrei na faculdade e continuo escrevendo umas garatujas até hoje.

0 0 votes
Article Rating
Avise-me de novos comentários
Avisar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments