O que é a Campanha
Durante o XI Encontro do Programa Prazer em Ler e IV Encontro da RNBC em Recife – Pernambuco, representantes da Rede de Leitura LiteraSampa (São Paulo) expuseram a ideia de realizar uma campanha de mobilização pela leitura. O intuito da ação é dar visibilidade a atividades que já fazem parte do cronograma das redes locais e suas respectivas bibliotecas.
O tempo de duração da campanha será do dia 1º ao dia 30 de novembro. Esse mês foi escolhido pela quantidade de datas comemorativas vinculadas ao livro e a leitura que já aconteceram e que estão por vir, além de ser um mês onde acontecerão vários seminários de leitura organizados pelas redes locais vinculadas à Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias. Além dos seminários todas as demais ações que tenham o livro e a leitura como foco também podem fazer parte da Campanha (mediações de leitura, saraus, atividades itinerantes, contações de histórias, encontro com autores, entre outras).
A Hashtag
Como estratégia de divulgação e de unificação das ações uma das etapas da campanha 30 Dias Pela Leitura é a utilização da hashtag com o nome da campanha em todas as postagens referentes ao objetivo da ação. Para participar use:
#30DiasPelaLeitura.
O Selo
Outra etapa da ação é a aplicação do selo 30 Dias Pela Leitura criado pelo Santiago Régis e aprovado pelo GT de Comunicação da RNBC que servirá de identidade visual para essa atividade específica. O selo em questão poderá ser utilizado em peças gráficas, banners, fotos e demais estratégias de divulgação que estejam vinculadas ao livro, leitura, literatura e bibliotecas.
*O selo está disponível para download no site da RNBC (aba downloads).