|
Foto: Comitê Elos. Judith, equipe da nova Biblioteca e da Acopchic, instituição mantenedora (2005) |
Outra mulher guerreira que dá nome às nossas bibliotecas vem de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense: Biblioteca Comunitária Profª Judith Lacaz, da rede Baixada Literária.
A professora e bibliotecária aposentada Judith Lacaz é daquelas pessoas que não gostam de ver livro parado em prateleira. Resolveu doar seu grande acervo de livros, revistas, cartazes, vídeos, brinquedos e fantasias para a formação de uma biblioteca numa cidade do interior paulista. Só que a prefeitura, sob o argumento de não encontrar lugar para uma biblioteca, devolveu o presente.
Os moradores daquela cidadezinha perderam uma biblioteca, mas os do Ponto Chic, em Nova Iguaçu, ganharam uma! Através de uma amiga, Judith ofereceu o acervo a uma ONG que apoiava 3 instituições, duas delas com espaços de leitura. A única que não tinha biblioteca acabou ficando com a maioria do acervo, que chegou num caminhão e foi recebido com festa no bairro de Nova Iguaçu.
Além do acervo literário, vieram também estantes e outros materiais. Judith trouxe ainda, sua energia e conhecimento para ensinar a um grupo de jovens a catalogação do acervo e muitas ideias para divulgar a biblioteca. Organizou pesquisa, gincana e várias atividades.
Judith deixou o Brasil, mas não esqueceu da biblioteca que ajudou a construir. Volta e meia, dá um jeito de enviar por amigos mais doações. Sempre que retorna ao país, visita a biblioteca, se envolve em ações para trazer novos parceiros e enche o ambiente de sugestões para ampliar o número de leitores. Continua construindo a Biblioteca Comunitária Profª Judith Lacaz.