Notícias

2º EDIÇÃO DA FESTA LITERÁRIA DE NOVA IGUAÇU

Entre os dias 18 e 21 de maio, foi realizada a II FLINI – Festa Literária de Nova Iguaçu – que contou com atividades em diversos cantos do Município. A festa é uma ação do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, lei 4.439, aprovada em novembro de 2014 e demonstra os esforços do Comitê executor – FENIG, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, representantes do Poder Público e Rede Baixada Literária (integrante da RNBC), coletivo de Bibliotecas Comunitárias e outros representantes da Sociedade Civil, para a efetivação das metas previstas no PMLLLB. 

Com a realização da II FLINI foi possível, além da própria Festa Literária, cumprir com mais 3 metas: a descentralização de ações literária; apoio aos escritores e editoras; formação de mediadores de leitura.

A descentralização de ações literárias foi contemplada com destaque para as seguintes atividades: O Ocupa Literatura que aconteceu na Escola Municipal Vale do Tinguá; O Bate papo com autores na Praça CEU da Serra do Vulcão; As Oficinas literárias nas Bibliotecas Comunitárias Paulo Sacramento (Vila Guimarães, Austin), Dona Corujinha (Cerâmica) e Thalita Rebouças (Bairro Amaral ).

Outra meta relacionada ao apoio aos escritores e editoras que tiveram espaço nas atividades: Encontro com autores, realizado no Top Shopping;  Artistas de Iguassu, realizado no Quintal das Artes; Exposição  “Olhares de Iguassu”  na Biblioteca Municipal Cial Brito; e no Encontro “Sarau Poetas e Afins – edição especial”, também no Quintal das Artes.

A meta de formação de mediadores de leitura foi contemplada pelo encontro ” Conversas e práticas de contação de histórias – formas e jeitos” e na atividade Tagarelice Literária, que além de apresentar um panorama do PMLLLB trouxe práticas de formação de leitores realizadas por agentes literários da cidade: professores, mediadoras de leitura, contadores de histórias e escritores.

É importante destacar que a Festa Literária foi realizada por muitas mãos de forma colaborativa, reforçando a potência que a cidade de Nova Iguaçu possui na efervescência literária e afirmando os motivos que a colocou como referência no Estado e no país em relação à elaboração e execução da Política Pública do Livro”, Do primeiro ao último, todas as atividades da FLINI tiveram importância ímpar na retomada de atividades presenciais e foi coroada com o Sarau Estação Iguassu, na praça de Direitos Humanos. Por que é isso, Literatura é um Direito Humano que precisa ser acessado por toda população contribuindo com seu desenvolvimento humano e cultural. Que venha a III Festa Literária de Nova Iguaçu.”, disse Mônica Verdam, articuladora em mobilização de recursos da Rede Baixada Literária.

0 0 votes
Article Rating
Avise-me de novos comentários
Avisar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments