Notícias

Mapa da Leitura conecta bibliotecas comunitárias de todo o país

A RNBC lançou o Mapa da Leitura, aplicativo para conectar bibliotecas comunitárias entre si e com leitores, voluntários, colaboradores e parceiros. As bibliotecas comunitárias de todo o país podem ingressar no aplicativo, cadastrando seu endereço, suas informações e atividades. Leitores podem encontrar bibliotecas próximas, fazer contato ou conhecer espaços pelo país afora. O aplicativo oferece ainda fórum de discussão para troca de experiências entre as bibliotecas e entre leitores.

As bibliotecas das 11 redes locais que integram a RNBC estão no Mapa. Entretanto, o número de bibliotecas comunitárias espalhadas por nosso país continental é bem maior. O Mapa vai ajudar a localizá-las e conhecê-las. O aplicativo é uma ferramenta para ampliar a visibilidade desses espaços de promoção de leitura, fortalecendo seu trabalho de formação de leitores.

Além de mapear e conectar as bibliotecas, o aplicativo fornece uma base quantitativa e qualitativa desses espaços no país, contribuindo para que sejam conhecidos e considerados no âmbito das políticas públicas na área de livro, leitura e bibliotecas. Estimula ainda, a formação de novas redes de bibliotecas, a partir do trabalho conjunto e coletivo numa mesma localidade.

A RNBC investiu e aprimorou o aplicativo, originalmente desenvolvido por um grupo de jovens de Porto Alegre. 

Acesse o aplicativo do Mapa da Leitura aqui e se inscreva:

https://www.mapadaleitura.com.br/

Veja o vídeo sobre o Mapa da Leitura:

5 1 vote
Article Rating
Avise-me de novos comentários
Avisar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments