Notícias

Encontro da Área de Formação e Produção de Conhecimento da RNBC (Entre-Redes)

Neste final de maio, em Olinda, a união das equipes de formação e de sistematização dá início à área de Formação e Produção de Conhecimento da RNBC, batizada de Entre-Redes, um passo importante para ampliar e consolidar o compartilhamento e o registro da enorme riqueza das bibliotecas comunitárias integrantes da rede nacional. 

Durante três dias de intenso trabalho no Centro de Cultura Luiz Freire foram avaliadas e debatidas estratégias para se organizar esse espaço para pensar e planejar ações que garantam a circulação do conhecimento entre as redes e o registro da história e da memória das bibliotecas. Entre os planos debatidos para 2018/2019 estão a realização de mais encontros de formação, a partir das necessidades apontadas pelas redes, a elaboração de cadernos de formação por temas e de uma plataforma de Educação à Distância. Este ano, a sistematização das experiências de 10 redes nos eixos do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A será publicada em livro e começa o processo de registro das histórias das bibliotecas, a partir da memória de suas equipes e leitores. 
A junção dos dois grupos traz um ganho significativo para as frentes de trabalho colaborativo: uma que parte da troca de experiências e outra que chega para a escuta e observação, com a expertise de uns contribuindo com a descoberta de outros. O novo grupo Entre-Redes é formado por 25 integrantes de todas as redes locais e conta com a colaboração dos assessores do Instituto C&A. Patrícia Lacerda, gerente de educação do IC&A participou do primeiro dia do encontro e Claudia Petri, da Fundação Itaú Social, que não pode se ausentar de São Paulo, enviou uma mensagem em áudio felicitando a realização do encontro. 
As dificuldades de transporte e desabastecimento em decorrência da greve dos caminhoneiros não tiveram impacto na organização do evento. Tudo deu certo e como bem foi lembrado, o trabalho transcorreu ao ritmo de outro combustível, ali presente regularmente: o vento que sopra do mar na cidade histórica de Olinda embalou as conversas e as decisões tomadas.

Além do mais, para equilibrar a energia e para dar conta da programação, o encontro contou com exercícios de bioenergética com a Profª Elizabeth Cavalcanti, dança circular com Ignês Araújo, roda de histórias e cantoria em volta da fogueira, lua cheia e alimentação saudável, sem uso de industrializados, do restaurante da Chivi, a Chiviteria padaria integral sustentável. 

A organização e todo esse acolhimento bem ao estilo pernambucano contou com o envolvimento de Cida Fernandez e equipe do Centro de Cultura Luiz Freire, dos assessores Camila Leite e Érica Verçosa do IC&A e de Fabio Rogério da Releitura e do Conselho Gestor da RNBC. Um cheiro e namastê!
0 0 votes
Article Rating
Avise-me de novos comentários
Avisar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments