Bastaram 11 meses de convivência com as crianças da periferia de Salvador para que a italiana Sandra Martini deixasse seu nome registrado na primeira biblioteca comunitária inaugurada em Águas Claras, Salvador. Sua experiência como professora de inglês na Escola São Damião a fez abraçar a ideia de ofertar literatura de qualidade para as crianças da escola e da comunidade.
Se engajou no trabalho de organizar o espaço, trouxe doações de livros e de mobiliário e em 2003 a biblioteca começou a funcionar com a ajuda de jovens voluntários. De volta a seu país, continuou contribuindo com recurso para remunerar uma pessoa e garantir a biblioteca aberta em tempo integral.
Sandra tinha certeza da importância de uma biblioteca para o desenvolvimento das crianças de Águas Claras e ajudou efetivamente a tornar realidade o sonho de muitos moradores da comunidade e das irmãs franciscanas que mantém até hoje o espaço. A Biblioteca seguiu contando mais um tempo com sua ajuda e depois outros parceiros chegaram, permitindo a renovação do espaço, a compra de novos livros e a realização regular de atividades de promoção da leitura e formação de leitores.
Sandra Martini é uma mulher italiana que se apaixonou por um lugar e por sua gente. Gente que soube retribuir seu carinho com uma bela homenagem: seu nome numa biblioteca em Salvador, a quilômetros de distância de sua terra, bem próxima de seu coração.
A Biblioteca Comunitária Sandra Martini é integrante da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador.