Joana Bela dos Santos Souza, 72 anos, 3 filhas mulheres e 3 filhos homens, é baiana de Antônio Cardoso, interior do Estado. Mas em Águas Claras, bairro onde vive em Salvador, ela é simplesmente a Tia Jana.
Não foi alfabetizada, mas sua sabedoria é imensa, tanto quanto seu coração e suas ações em prol de sua comunidade. Quando um grupo de moradores conseguiu recursos do Instituto C&A para montar uma biblioteca em 2013, ela ofereceu como doação uma pequena casa que alugava para instalar os livros e móveis. Assim, nasceu a aconchegante Biblioteca Comunitária Tia Jana.
O espaço que promove a leitura para crianças, jovens e adultos também conta com a ajuda da comunidade, que participa das atividades para angariar recursos para sua manutenção: bazar, festival, cursos e ainda recebe doações de comerciantes. Tia Jana continua colaborando, pois acredita que a leitura, que não teve a oportunidade de aprender, pode ajudar as crianças na conquista de um mundo melhor e mais justo. Para ela, a biblioteca é uma chance de que possam trilhar um caminho com menos dificuldade, diferente do que ela própria fez.
Religiosa e ativa, Tia Jana gosta de atividade física e adora caminhar. É bem possível encontra-la na biblioteca lendo. Como as crianças, Tia Jana gosta de ler as imagens nos livros do rico acervo da biblioteca que leva seu nome.
A Biblioteca Comunitária Tia Jana é integrante da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador.