Notícias

Meu nome é Biblioteca: Maria de Lourdes Miranda

Neste mês de março, vamos apresentar algumas mulheres guerreiras que dão nome a bibliotecas comunitárias integrantes da RNBC. Nossa primeira personagem vem da rede Tecendo uma Rede de Leitura, de Duque de Caxias.

Maria de Lourdes Miranda não teve oportunidade de estudar, mas lutou para manter seus 9 filhos na escola. “Se tem alguma coisa que ninguém pode roubar de vocês é o conhecimento”, dizia sempre.

Nascida na roça, num distrito da cidade de Itaboraí-RJ, cozinhava em fogão de lenha, lavava roupa no rio, carregava balde d’água na cabeça. Ali se casou e cuidou praticamente sozinha dos filhos pequenos, enquanto o marido vinha para o Rio de Janeiro em busca de emprego e melhores condições de vida. A família acabou se mudando para a Baixada Fluminense e durante todos esses anos de dificuldades, Dona Maria não perdeu o sorriso no rosto e a esperança na educação.

Seu exemplo foi o principal incentivo para que suas filhas Sônia, Silvana e Sandra se envolvessem em um projeto para levar literatura às crianças e jovens do Parque Adelaide, bairro de Saracuruna, Duque de Caxias. Batizado de Varanda Literária Maria de Lourdes Miranda, o espaço de leitura fica no terreno onde mora a família, bem na varanda da casa de Dona Maria.

Sua felicidade é ver sua varanda cheia de livros e crianças, caminhando para se transformar na Biblioteca Comunitária Maria de Lourdes Miranda.

0 0 votes
Article Rating
Avise-me de novos comentários
Avisar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments