Paulo Freire vive!
Nesta data, 20 anos atrás, morria Paulo Freire, nosso maior educador. Seu legado e sua obra permanecem atuais e seguem sendo referência na área da educação e da cultura em todo o mundo.
Não à toa é o preferido para batizar as bibliotecas integrantes da RNBC: temos 3 bibliotecas comunitárias Paulo Freire.
Uma delas foi inaugurada nesta mesma data no bairro Escada, Subúrbio Ferroviário de Salvador. Está completando hoje 16 anos de história, promovendo leitura, educação e mobilização sociocultural. A Paulo Freire baiana ocupa uma grande casa numa chácara, com quintal e anfiteatro. Lá é possível ler embaixo de uma árvore, deitado na grama, sentindo a brisa do mar. Seu aniversário será marcado por uma programação recheada de literatura e debate sobre políticas públicas do livro e leitura.
Com a mesma idade, a “Paulo Freire” de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, foi batizada pelo movimento educativo das instituições que a fundaram, em 2001, cujas práticas eram pautadas na pedagogia e na história de luta de Paulo Freire. Nos primeiros anos foi referência para a pesquisa escolar no bairro de Rancho Fundo, onde está instalada numa charmosa casa verde. O acervo cresceu, se diversificou e hoje é o verdadeiro lar de quem ama literatura.
A mais nova das nossas “Paulo Freire” fica na ilha de São Luís do Maranhão, no Norte do país. Fundada para atender alunos e professores do Instituto Educacional Nossa Senhora Aparecida no bairro Vila Janaína, em 2013 ampliou o atendimento para toda a comunidade e ganhou o nome do educador. Sua origem está nas escolas comunitárias, mantidas por instituições sociais com participação dos moradores, coisa rara de se encontrar atualmente. Tudo a ver com Paulo Freire!