Rede de Bibliotecas:

Rede Baixada Literária - RJ

A Baixada Literária é uma rede de bibliotecas comunitárias formada a partir da preocupação de instituições sociais com a manutenção de espaços públicos de leitura em suas comunidades, fora dos limites do centro das cidades. O projeto teve início em 2010, juntando bibliotecas comunitárias situadas na Baixada Fluminense, que já contavam com apoio individual do Programa “Prazer em Ler” do Instituto C&A. O convite para a formação de um polo de bibliotecas com atuação conjunta foi um salto de qualidade que refletiu no avanço da luta por políticas públicas do livro e leitura na região.
Em sua trajetória, a Baixada Literária vem desempenhando papel significativo na descentralização da cultura literária e na formação de leitores nas comunidades em que atua. São bibliotecas vivas, dinâmicas e aconchegantes, com acervo de qualidade disponível a todos. É ainda referência e liderança na construção do PMLLLB – Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Nova Iguaçu. Em 2014, Nova Iguaçu se tornou o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a ter o plano aprovado e o único do país com orçamento garantido em lei.
A união de forças, antes dispersas em locais isolados, vem contribuindo para democratizar a leitura na Baixada Fluminense, enfrentando o desafio da falta de acesso à cultura literária e ampliando o número de leitores na região. A rede é formada, atualmente, por 16 bibliotecas comunitárias, mantidas por diferentes instituições sociais, atendendo diversos bairros de Nova Iguaçu.