Rede de Bibliotecas:

RBCS - Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador - BA

Criada em 26 de fevereiro de 2015, na cidade de Salvador, por iniciativa das redes EMredando Leituras e TOKliterário com a parceria do Instituto C&A. A Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador (RBCS) reúne instituições, de forma democrática e participativa, com a missão de incentivar a leitura literária.
Desde 2013 quando o TOKliterário foi também contemplado pelo Edital do IC&A, as duas redes trabalham em conjunto. O primeiro teste foi o Seminário EMredando Leituras, já realizado desde 2009, que com a parceria do TOK passou a ser chamado Seminário EMredando Leituras e TOKliterário.
Nestes quase três anos de trabalho em conjunto, foram realizadas diversas atividades, tais como: mini-conferências, formações e atividades de mediação. A EMredando pautou junto a prefeitura a importância da criação do Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca (PMLLB) e as duas redes ajudaram na sua construção até o decreto de criação em dezembro de 2013.
A ideia da junção vinha sendo amadurecida, mas desta vez, foi combinado, acertado e sacramentado a união dos dois polos de leitura.
Salvador ganhou uma nova rede de bibliotecas comunitárias com profissionais qualificados e determinados a continuar a luta para construir uma cidade mais leitora.
A RBCS compreende a leitura literária como instrumento decisivo para as pessoas desenvolverem de maneira plena seu potencial humano e fortalecerem sua capacidade de expressão; como elemento ampliador das possibilidades de inserção social e formação para cidadania; e, por tanto, como uma das condições necessárias para o desenvolvimento social e econômico, conforme defende o Plano Nacional de Livro e da Leitura (PNLL).
Sua atuação abrange 5 dimensões: formação de novos leitores, formação de mediadores de leitura, favorecimento do acesso ao livro, qualificação de espaços de leitura e acompanhamento de políticas públicas do livro e da leitura que favoreçam o acesso ao livro e à formação de leitores e de mediadores de leitura.
Para isso, a RBCS conta com o know-how das 14 instituições que a compõem, com acervo de cerca de 60 mil volumes, média de 32 mediadores de leitura, 14 espaços de leitura com rotinas de atividades de fomento à leitura e mais de 13 mil leitores fidelizados, atendidos pelas instituições integrantes desta Rede.
Algumas das ações desenvolvidas são: Seminário Ler Direito de Todos; mini conferências sobre Políticas Publicas do Livro, Leitura e Biblioteca; atividades de mediação de leitura permanentes em cada biblioteca integrante; encontros de formação; eventos literários e acompanhamento de Políticas Públicas para o Livro, Leitura e Biblioteca.
Além disso, também conta com apoiadores e parceiros técnicos e financeiros de diferentes setores, se articula com a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias, composta por redes de leitura presente em diversos estados do Brasil, e participa de fóruns e outros espaços de discussão.