Rede de Bibliotecas:

Mar de Leitores - RJ

A Rede Mar de Leitores conta atualmente com 7 bibliotecas comunitárias distribuídas no território do extenso município de Paraty e localizadas em áreas de vulnerabilidade social, pouco assistidas pelo poder público, onde por muitas vezes são o único equipamento cultural para as comunidades. Abrangem um público heterogêneo de crianças, jovens e adultos, moradores das comunidades indígenas, quilombolas, caiçaras e residentes dos bairros periféricos.
Grande parte do município apresenta dificuldades sérias de acesso e algumas regiões não contavam, até pouco tempo, com energia elétrica e tampouco qualquer espécie de equipamento público, especialmente com oferta cultural. A presença das bibliotecas comunitárias é a única garantia de acesso aos livros, às atividades lúdicas, artísticas e literárias.
As bibliotecas originaram-se de alguma atividade desenvolvida por instituições do terceiro setor, que gradativamente, adquiriram acervo de livros, organizaram atividades na área de cultura e educação, e finalmente, constituíram bibliotecas comunitárias. Ao longo do percurso, algumas fecharam suas portas por falta de recursos, outras perseveraram e conseguiram se manter em atividade.

As diferentes bibliotecas comunitárias buscaram suporte umas nas outras e foram se fortalecendo e sendo estimuladas pela Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) a se articularem em rede, se apoiarem, trocarem informações e a atuarem colaborativamente. Constituiu-se assim a Mar de Leitores – Rede de Bibliotecas Comunitárias de Paraty .
As bibliotecas que integram a rede se reúnem regularmente e os encontros acontecem em sistema de rodízio em cada uma delas ou em espaços parceiros ligados ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Paraty – CMDCAP e ao Programa Meu Rumo. As interações virtuais são frequentes e acontecem das mais diferentes formas. A Mar de Leitores conta com um grupo no WhatsApp para articulação interna e página no Facebook, Instagram e Youtube para difusão do seu trabalho e temas afins.
O trabalho em rede tem contribuído de forma decisiva para a consolidação das bibliotecas comunitárias de Paraty.