Rede de Bibliotecas:

Jangada Literária - CE

A Rede de Leitura Jangada Literária é um coletivo composto por bibliotecas comunitárias e representantes da cadeia do livro atuantes na luta por políticas públicas de leitura, na promoção do acesso ao livro e na leitura como direito humano. Atualmente, a rede conta com onze bibliotecas comunitárias, destas, dez estão situadas em Fortaleza e uma em São Gonçalo do Amarante no estado do Ceará.

Os integrantes da rede incidem principalmente nos espaços de discussão em políticas voltadas para a criação e manutenção de bibliotecas comunitárias e no reconhecimento desses espaços como equipamentos culturais das comunidades nas quais estão inseridas.

A Rede de Leitura Jangada Literária desenvolve diferentes eventos a fim de dialogar com a sociedade acerca do atual cenário envolvendo o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas comunitárias no município de Fortaleza e região metropolitana. Fazem parte dessas práticas: formações, eventos literários, seminários e atividades de enraizamento comunitário. Além disso, as ações desenvolvidas pelas bibliotecas comunitárias promovem a circulação, por meio de empréstimos, de um acervo de mais de 10 mil livros por ano.

As bibliotecas comunitárias integrantes da Rede de Leitura Jangada Literária compartilham o desejo de transformar suas comunidades em espaços de referência na formação de leitores, buscando garantir o direito humano à leitura através de políticas públicas para a biblioteca, o livro, a leitura e a literatura.

A Rede de Leitura Jangada Literária está integrada à Rede Nacional de BIbliotecas Comunitárias — RNBC, que conta atualmente com 11 Redes Locais, e 115 Bibliotecas Comunitárias nos estados do Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro com o compromisso de ampliar, articulando mais bibliotecas comunitárias que desejem se integrar para fortalecer esse movimento de luta pela garantia do direito à leitura, ao livro, à literatura e à biblioteca.

A Rede de Leitura Jangada Literária surgiu com a articulação de projetos comunitários em 2013 que possuíam espaços de leitura, sendo quatro localizados em Fortaleza e um em São Gonçalo do Amarante (região metropolitana) que, juntos, formaram o Polo de Leitura Jangada Literária com aprovação do projeto submetido ao Programa Prazer em Ler do Instituto C&A. Com o recurso, os espaços de leitura foram ampliados e qualificados, tornando-se bibliotecas comunitárias. Ao longo dos anos, o Polo expandiu-se, agregando novas bibliotecas e em 2016, tornou-se a Rede de Leitura Jangada Literária, totalizando onze bibliotecas comunitárias. As bibliotecas situam-se em comunidades em situação de vulnerabilidade social e, com a atuação em rede, desenvolvem ações de incentivo à leitura e de incidência em políticas públicas sob o entendimento da leitura como direito humano, buscando a democratização do acesso ao livro e a sustentabilidade das bibliotecas comunitárias.