Rede de Bibliotecas:

Ilha Literária - MA

A história da rede Ilha Literária começa com o trabalho de incentivo à leitura de uma instituição apoiada pelo programa Prazer em Ler do Instituto C&A. O trabalho ganhou repercussão e agregou outras instituições com o mesmo objetivo de promover a leitura na região do Coroadinho. Logo depois, foram convidadas a trabalhar juntas para ampliar o atendimento em relação ao fomento à leitura na comunidade e nascia o polo de leitura Ler pra Valer. O marco desta rede foi a criação do Fórum Estadual do Livro e Leitura do estado do Maranhão em 2011.
Em outra região da cidade, no eixo Cidade Operária, pessoas e instituições que já desenvolviam trabalhos com leitura, cada uma no seu espaço, se juntaram em 2013 e formaram um outro polo de leitura, chamado Terra das Palmeiras. Esse coletivo também contou com o apoio do Instituto C&A.
Os dois grupos de bibliotecas trabalharam juntas no resgate das articulações do Fórum Estadual do livro e Leitura e na luta de incidência em políticas públicas por dois anos. Muita coisa aconteceu nesse período: audiências públicas, abraço literário, assinatura de carta compromisso por vereadores, secretários e prefeito, eleição dos representantes da sociedade civil para composição da comissão de elaboração do PMLLLB, juntamente com o Fórum e demais parceiros.
Foi mais do que natural que os dois coletivos se unissem num só, numa dinâmica de debates e conversas que aconteceu a partir de 2016. Desafiados a formar uma única rede, em 2017 surge a Ilha Literária – a Rede de Bibliotecas Comunitária Ilha literária!