Rede de Bibliotecas:

Amazônia Literária - PA

A Rede Amazônia Literária reúne bibliotecas comunitárias de Belém e sua Região Metropolitana, a chamada “Grande Belém”, contemplando espaços diversos, em áreas de periferia, onde há ausência de ações governamentais de acesso a diversos direitos, dentre eles o da leitura.
Nasceu da união espontânea de bibliotecas comunitárias que resistem à ausência de políticas públicas de incentivo à leitura e tem como principal objetivo promover nas comunidades a leitura enquanto Direito Humano, assim como incidir em políticas públicas de leitura e escrita. Para tanto, busca articular a participação da comunidade nos espaços, a fim de agregar pessoas que tenham interesse em contribuir na formação de leitores, através de fóruns populares de discussão sobre leitura e escrita. Também investe na articulação de agentes culturais ligados à cadeia produtiva do livro e leitura (escritores, ilustradores, mediadores, etc.) em torno do Fórum de Leitura da Região Metropolitana.
As bibliotecas que compõe a rede desenvolvem atividades regulares de mediação de leitura, contação de história, saraus, teatro e dança, além das “Ruas de Leitura”, evento integrado da rede que leva atividades literárias e culturais para ruas e praças.
No campo de luta por políticas públicas propõe um novo paradigma para a leitura, não restrita apenas à decodificação de textos escolares. Compreende que o poder público deve assumir seu papel na responsabilidade de incentivar à formação de pessoas críticas e capazes de entender suas realidades e de construir novas narrativas de trabalho conjunto entre sociedade e estado.