Biblioteca Comunitária

Picadeiro da Leitura

Integrante de

Tem histórias debaixo da lona

Hoje tem marmelada?

Tem sim senhor!

Hoje tem goiabada? Tem sim senhor!

 

Respeitável público, vai começar o espetáculo!

Se acheguem, se aproximem, o Picadeiro da Leitura está repleto de poesia, de arte, de histórias. Aqui você é o artista principal e debaixo dessa lona de circo tudo pode acontecer.

A comunidade vai se achegando e se ajeitando na arquibancada. Os artistas arteiros leitores na cochia, se preparando para o grande show. O show das histórias, da vida traduzida na poesia, criada por tantas mãos. As luminárias chinesas iluminam o céu estrelado da lona que acolhe, abraça e junta todo mundo pra ecoar as poesias criadas por crianças e adolescentes. Arquibancadas lotadas, de gente sedenta por arte, por poesia. É uma grande festa, apresentação de música e dança, o teatro não pode faltar e as poesias então, o espaço se enche de aviõezinhos fazendo a poesia chegar em tantas mãos. As homenagens aos grandes poetas também acontecem ali, debaixo daquela lona, grandes inspirações e referências.

As poesias ganham espaço nas vozes das crianças e adolescentes, ecoam debaixo da lona e reverberam por todo o espaço. As palavras recitadas por tantos agudos e graves, cheias de emoção, causando risos e lágrimas. Resultado de meses de oficinas de escrita e ilustração, a arte e a literatura dando as mãos para o resultado final. Todo mundo entra na dança da poesia, as mulheres da comunidade que criam os figurinos  para o espetáculo e os quitutes deliciosos para o encontro, a turma da informática, deixando os textos organizados para quem quiser acessar, educadores, voluntários, gestores e a criançada, envolvidos na produção, todos com a mesma emoção e empolgação. Ufa, o olho até brilha!!!

Mas quero te convidar para uma pausa! Para uma outra viagem. Imagine que você pode voar, como um pássaro. Você tem grandes asas e um olhar de águia, que enxerga lá longe. Você vai saindo deste espaço mágico que é o circo e vai sobrevoando por cima da lona, cada vez mais alto e percebe que ao redor deste circo tem um quintal com árvores, uma quadra, várias salas e muitas, mas muitas crianças. Voando mais alto vê que ao redor disso tudo tem várias ruazinhas e muitas casas. Cada vez mais alto você vê a Cidade Seródio, o bairro onde se encontra o Circo Escola e a Picadeiro da Leitura, essa maravilha no Município de Guarulhos.

Quando falamos de Guarulhos o que nos vem primeiro é o aeroporto internacional, com aqueles aviões gigantes sobrevoando o céu, aquele super aeroporto. Mas Guarulhos é gigante e é nesse município que encontramos esse bairro que nasceu na década de 60. Um bairro que passou por grandes transformações pois antes de ser ocupado por moradias e centros comerciais, foi uma das principais atividades econômicas com a avicultura.

Mas o bairro foi crescendo e com seu crescimento nasceu em 1991 o Circo Escola Cidade Seródio, onde está a Biblioteca Picadeiro da Leitura. Agora que você viu lá do alto, essa imensidão desse território, chegou a hora de voltar passarinho e pousar aqui no Circo Escola pra continuarmos nossa história.

Pense em você chegando em um espaço, com um circo no meio, ocupando boa parte desse quintal? Vamos entrando, parece até que o ar é diferente, é um clima de infância, de lembranças, de risos, suspense, olhos fixados em cada movimento. O encantamento da experiência circense na infância que nos acompanha na vida inteira, dentro de um espaço onde se encontram artes, livros, histórias. O trapézio com tantas poesias no ar, os tecidos coloridos por onde as histórias escorregam e se entrelaçam, a alegria do animador e os malabares que fixam os olhares nos movimentos.

Caminhando mais um pouquinho, encontramos um lugar onde as palavras circulam e nos acolhem, nos puxam para dentro. Contos, romances, fábulas, autores indígenas e negros, clássicos, poesias, quadrinhos, histórias infantis, imagens… Uau, que tesouro, que lugar encantado. Apresento aqui a Biblioteca Comunitária Picadeiro da Leitura, que se encontra nesse lugar de deslumbramento, no Instituto Criança Cidadã, na Cidade Seródio em Guarulhos. Em um espaço com mais de 7 mil exemplares, crianças, adolescentes, jovens e senhoras se encontram com os mediadores de leitura para conhecer esse universo mágico da literatura. Os muitos livros e autores convidam à uma viagem ao imaginário, à criação poética, à partilha das próprias histórias.

Foi no ano de 2007 que a Biblioteca Comunitária Picadeiro da leitura nasceu e com ela os livros e as histórias ocuparam um lugar muito importante na vida do Instituto Criança Cidadã (ICC). Com este super acervo as histórias ganham vida nas casas das famílias, no quintal da instituição, na lona do circo. Com mediação de leitura, empréstimos de livros, bolsas literárias, escritor da vez e tantas outras atividades.  Os diversos gêneros literários são misturados no malabarismo dos/as mediadores/as de leitura, que inventam e reinventam jeitos de levar os livros e as histórias aos queridos leitores. E de dentro da cartola muitas ideias pra juntar jovens escritores com grandes escritores/as da região, com sua sabedoria. E o jeito doce de se achegar na criança, como o doce da maçã do amor e daquela deliciosa pipoquinha caramelizada, que gruda e sempre dá vontade de mais, é o mediador de leitura.

Lembra que começamos essa história falando das luzes chinesas, das arquibancadas cheias, dos poetas e artistas nas cochias? É a junção de todos estes momentos tão especiais, tão repletos de histórias, que surgiu a ideia mágica de um evento chamando todo mundo para a lona do circo, o Macarrão com poesia. Um dia repleto de poesias e apresentações artísticas, uma festa com direito há muitas participações e um momento delicioso de experimentar as delícias culinárias produzidas pelas mãos das malabaristas mulheres.

E o público, ah o público sai desse circo lindo cheio de infância, de alegrias, de histórias e com gostinho de quero mais.

Bora voltar para o circo?

 

Nada de novo,
No circo acontece.
O circo é criança.
Que nunca envelhece!

Oh! raia o sol,
Suspende a lua.
Olha o palhaço,
No meio da rua

(O circo – Ivon Curi)

 Autora:
Val Rocha, artista, mediadora de leitura, arte-educadora no Instituto Brasileiro de estudos e Apoio Comunitário e na Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura e na Rede de Leitura LiteraSampa, sistematizadora na Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.